quarta-feira, 10 de junho de 2015

Machismo na Construção civil

Feministas!
Existem profissões mais machistas que outras.
Claro que desbravamos tudo.
Eu escolhi a área de construção civil.
Uma das mais machistas.
No começo do ano passado fui trabalhar em uma empresa de engenharia civil.
O que eu sofri de preconceito lá ...
A maioria dos dias eu não queria levantar da cama para ir trabalhar.
Eles duvidavam tanto da minha capacidade que eu comecei a duvidar também, e insegurança não te leva a lugar nenhum, pelo contrario, fecha portas.
E foi isso que aconteceu comigo lá.
A menina que tava la antes, trabalhava ha 3 anos consecutivos, era craque em tudo, desde licitação, a calculo de orçamento, memorial descritivo e eu só tinha a base teórica que quando você chega no mercado de trabalho é um baque, a realidade é outra.
Assusta muito!
E como eu falei, o engenheiro me comparava toda hora com a outra, mas não tem que comparar, ela tinha experiencia e estava formando em engenharia, eu só tinha o conhecimento técnico.
Com isso ele chegou a conclusão:
Nunca contrataria uma engenheira!
E sabe porque?
Mulher não sabe lidar com peão, mulher não sabe calcular, mulher não carrega peso.
E não ficou só nisso.
Ele descartou as: Pedreiras, as serventes e as mestres de obras.
Diz ele que mulher só serve para serviço de escritório!
Não é difícil imaginar a minha cara ao escutar isso!
Eu falei pra ele que não era assim, queria expor meus argumentos, mas ele não me deu ouvidos.
Fui demitida e hoje trabalho num escritório de arquitetura, é outra vibe!
Eu acordo muito feliz pra vir trabalhar, me sinto muito bem aqui, me dou bem com TODAS!
Sim, só tem mulher aqui!
Eu pensava muto em fazer engenharia civil, alias das engenharias é a minha preferida, mas mudei de ideia.
Não, não foi o preconceito e nem a péssima experiencia que tive nesta empresa, mas foi os cálculos que me fizeram pensar melhor.
Na universidade você tem 2 anos de puro calculo e física, 90% daquilo você não vai usar, é o que as pessoas mais tem dificuldade e o que causa mais desistência.
Essas cálculos hoje é resolvido no software em 5 minutos.
Eles são necessários sim, fazem toda a diferença na construção, da a segurança pra nenhum prédio e nem ponte cair.
Mas pra mim se com o curso técnico já tenho muita dificuldade pra nível superior então!
E sabe o que aconteceu com o engenheiro preconceituoso?
Contratou uma engenheira!
A mesma mulher que fui contratada para substitui-la.
Pagou língua!
Tenho professoras engenheiras civil que dão um baile nos homens.
Competência não é atribuida ao sexo.
Agora meu contrato com o escritório de arquitetura está acabando e vou batalhar atras de algo novamente.
Se souber de alguma coisa me avise ok?

P.S: Acho que o capacete (EPI) deixa qualquer mulher sexy. Invistam no capacete. E além disso impõem respeito!
Fonte: Google

1 comentários:

LUCIENE disse...

Sou engenheira civil formada a 2 anos, e já tive chefes de todos os tipos, tive até que pedir a conta em um serviço porque era muito humilhada, não só porque cursava engenharia, mas por ser loira, magra etc. Tenho a sensação que muitos homens duvidam sim da nossa capacidade, mesmo quando realizamos um trabalho de excelência, nunca nos dão credibilidade, pelo contrario sempre procuram defeitos e se é foito por um eng homem é diferente. Nas entrevistas de emprego a primeira coisa q pergunta ( no meu caso como sou casada), se eu penso em ter filhos, infelizmente já perdi vaga de emprego por ser casada, são muitos desafios, as vezes não da vontade mais de exercer a profissão, hoje sou sócia em um escritório de engenharia, até mesmo cliente homens fica duvidando, mas o que me motiva sair todos os dias a ir trabalhar é que baixar a cabeça, ou deixar esses sentimentos de insegurança não vão mudar em nada, vou continuar fazendo o meu melhor todos os dias.