Tensão Pré Menstrual



Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...

É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente.

Também chamada de desordem disfórica pré-

menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge

aproximadamente 75% das mulheres.

No entanto apenas 8% das mulheres tem sintomas

muito intensos.

Como funciona a TPM?

Todo mês, com se fosse um reloginho, algumas mulheres ficam com um monte de sintomas estranhos. Elas podem ficar irritadiças, brigando com suas famílias e amigos sem motivo aparente. Podem esquecer onde colocaram as chaves de seus carros e ter dificuldades para se concentrar nas reuniões de trabalho. Podem ter um desejo incontrolável por chocolate ou se pegar roubando pedaços de pizza depois das crianças terem ido dormir. Ou podem, "do nada", começar a odiar a própria aparência por se acharem inchadas e que seus cabelos estão oleosos e sem vida.

E é fácil descobrir o motivo: tensão pré-menstrual ou TPM. Mas o que é a TPM? Algumas pessoas se referem a ela como "aqueles dias" e fazem pouco caso, como se fosse uma desculpa que as mulheres inventam para comer um monte de chocolate e ficarem mal-humoradas sem que ninguém possa criticá-las.

Mas, os médicos reconhecem que a TPM é um problema real, com sintomas físicos e psicológicos reais. Para muitas mulheres, os sintomas as debilitam a ponto de interferir nas suas vidas.

Neste artigo, vamos descobrir como os médicos identificam a TPM. Aprenda quais são as causas deste problema e veja como as mulheres que sofrem deste mal podem encontrar um pouco de alívio.

O que é a TPM?

Foto cortesia Newstream

A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de mudanças hormonais que dão início a uma gama de sintomas físicos e emocionais nas mulheres. Estes sintomas podem variar de raiva e irritabilidade, a cólicas abdominais e sensibilidade nos seios, e algumas até sentem desejos incontroláveis por certos tipos de comida. A TPM costuma acontecer de 7 a 14 dias antes da menstruação e pára assim que a menstruação começa.

Até 40% das mulheres que menstruam sentem os sintomas de TPM [referência. Na maioria dessas mulheres, a TPM não é nada mais do que uma pequena chateação. Mas em cerca de 5%, os sintomas podem debilitar a ponto de interferir no dia-a-dia.

Há mais de 150 sintomas diferentes associados com à TPM, o que faz com que ela seja um problema difícil de se diagnosticar. Embora não haja um exame específico para a TPM, os médicos podem recomendar exames para excluírem a possibilidade de ser algum outro problema com sintomas semelhantes. Quando os sintomas de uma mulher coincidem com o ciclo menstrual e os resultados dos exames de outras doenças são negativos, a TPM é considerada a causa dos sintomas. Manter um diário sobre os sintomas que você sente a cada mês (em inglês) ajuda bastante a confirmar o diagnóstico.

Algumas doenças que devem ser eliminadas para confirmar a TPM:

anemia
distúrbios alimentares
diabete
alcoolismo
hipotireoidismo
efeitos colaterais de anticoncepcionais
pré-menopausa
dismenorréia (cólicas menstruais)
distúrbios de personalidade
síndrome da fadiga crônica
endometriose
doenças auto-imunes
Quais os sintomas da TPM?
Há mais de 150 sintomas físicos e psicológicos associados com a TPM. Estes sintomas podem variar de intensidades leves a graves, dependendo da pessoa e até mesmo do mês.

Os sintomas gerais da TPM incluem:

Psicológicos:

mudanças de humor, por exemplo: choro sem motivo, depressão, ansiedade, raiva, tristeza ou irritabilidade
mudanças nas funções mentais, incapacidade de se concentrar ou lembrar das coisas
mudanças no impulso sexual, aumento ou diminuição da libido
Físicos:
náusea, diarréia ou prisão de ventre
fadiga
dificuldade para dormir
dor de cabeça
inchaço
acne
mudança na constituição dos seios
dores nas articulações ou nos músculos
cólicas
desejos incontroláveis por alimentos específicos, especialmente carboidratos, chocolate e outros doces
aumento no peso
TDPM
A irritabilidade, o inchaço e o desejo por alimentos que ocorrem na TPM podem fazer com que muitas mulheres sintam bastante incômodo a cada mês. Mas, de 3 a 5% das mulheres em idade fértil sofrem de TPM de forma mais grave, e isso recebe o nome de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Embora haja polêmica entre os especialistas quanto à distinção entre a TPM e a TDPM, esta última pode ser diagnosticada em um pequeno número de casos.
Para que seja diagnosticada portadora da TDPM, a mulher deve sentir ao menos cinco dos sintomas de TPM durante o período entre a ovulação e a menstruação, e um deles deve ser:

ânimo claramente depressivo
ansiedade ou tensão perceptível
tendência ao choro ou tristeza repentina
irritabilidade ou raiva constante
Os outros sintomas podem englobar:
falta de interesse em atividades
falta de energia
mudanças de apetite
insônia ou fadiga
dor de cabeça
dores musculares ou nas articulações
inchaço
aumento de peso
mudança na constituição dos seios




Fonte: Como tudo Funciona / http://saude.hsw.uol.com.br/tpm.htm

0 comentários:

Teste Teste Teste

contador grátis

Liga da Feminista

Liga da Feminista

Liga da Feminista Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota - Mais Template Mais Template